A Microsoft do Brasil apresentou nesta quinta-feira (4), em entrevista coletiva à imprensa, seu novo acessório para Xbox 360, o Kinect, controle de videogame que funciona por meio de sensores de movimentos e voz. O produto estará disponível no dia 20 de novembro.
O preço do produto --que por enquanto só será capaz de reconhecer comandos de voz em inglês e espanhol-- será de R$ 599. Menus e legendas em português do Brasil já estarão disponíveis nos games compatíveis com o acessório.
No varejo, serão disponibilizados quatro games compatíveis com o novo acessório: Kinectimals, Kinect Sports, o simulador de corrida Kinect Joy Ride e o game de dança Dance Central, cada um vendido a R$ 149.
Famoso por ser o primeiro acessório para consoles da atual geração a dispensar completamente os controles, o Kinect foi desenvolvido por uma equipe da qual fez parte o brasileiro Alex Kipman.
O Kinect está disponível em vários países a partir de hoje, lançamento mundial do aparelho.
"Eu estava em Curitiba, onde nasci, quando percebi que estávamos começando a ficar escravos da tecnologia, e surgiu a ideia de abolir os botões e controles, para que a tecnologia passasse a nos entender, em vez de nós precisarmos entender a tecnologia", afirma Kipman, "pai" do projeto, que veio ao Brasil para apresentar o produto em seu lançamento mundial.
Kipman demonstrou o Kinect, que foi capaz de reconhecer seu rosto e, a partir daí, identificar seu login.
Todos os comandos e menus estão, literalmente, ao alcance das mãos. Controlando o cursor com movimentos, é possível fazer todas as escolhas e acessar os games. Também é possível fazer o mesmo apenas dizendo o nome do game, que é iniciado automaticamente devido ao recurso de reconhecimento de voz.
O recurso, aliás, também foi explorado na demonstração. Em Kinectimals, comandos como 'Jump' (pular) e 'Spin' (girar) foram reconhecidos pelo filhote de tigre virtual, mas não sei antes o jogador demonstrar --com o corpo-- o que significam esses comandos.
Segundo Guilherme Camargo, gerente de Xbox da Microsoft Brasil, o reconhecimento do português do Brasil está nos planos da empresa, mas ainda não há uma previsão de data. A companhia informa que, quando estiver disponível, o recurso será distribuído por meio de download de uma atualização do Xbox 360.
JOGATINA ON-LINE
A partir de 10 de novembro, a comunidade Xbox Live chega oficialmente ao Brasil. Nela, é possível adquirir games por download e jogar on-line com outros donos do Xbox 360.
"O Brasil tem um viés muito positivo de aceitação de games", afirma Michel Levy, presidente da Microsoft do Brasil.
Os preços dos games são medidos em pontos na rede, denominados Microsoft Points. No Brasil, cada 500 pontos equivalem a R$ 12,50, adquiridos na própria Live por cartão de crédito. Nas lojas, 1500 pontos custarão R$ 49.
A assinatura Gold, necessária para a jogatina on-line, custa R$ 15 para o período de um mês, R$ 39 para três meses. O jogador também pode desembolsar R$ 89 por 12 meses de assinatura.
A Microsoft também anunciou novas versões do console, de 4 Gbytes e de 250 Gbytes de memória, que vêm com Wi-Fi embutido. Segundo a empresa, os consoles serão mais leves que os que estão atualmente no mercado, e serão vendidos, respectivamente, por R$ 1.299 e R$ 1.899, acompanhados por dois games e cabo HDMI.
Fonte: Folha.com
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